Sobretudo, as pessoas que tem direito a receber sue abono salarial já podem começar a se planejar, já que está chegando o dia de receber seu benefício. Logo, as empresas devem até no máximo dia 20 de dezembro fazer o depósito do décimo terceiro de 2022 aos seus empregados. No entanto, esse valor chega apenas aqueles que não receberam parte do valor no mês de novembro.
Contudo, pode acontecer de o empregado não receber essa quantia dentro do prazo estabelecido. Nesses casos a primeira coisa que se recomenda fazer é buscar pelo setor de recursos humanos da sua empresa e então relatar o problema com o seu benefício. Já para casos um pouco mais complexos o recomendado a fazer é buscar pelo Ministério do Trabalho e abrir uma denúncia formal contra a empresa. Entretanto, se nem mesmo essas devidas ações resolverem, cabe a Justiça do Trabalho ficar responsável quanto a cobrança da dívida.
Ainda mais, esse benefício que é garantido por lei apresenta algumas especificações. Por exemplo, após a criação do abono natalino pela Lei 4.090/1962 todas as pessoas que recebem benefícios por pensão ou aposentadoria e ainda quem trabalha de carteira assinada a ao menos 15 dias tem direito de receber seu décimo terceiro salário.
Antes de mais nada, tem direito de receber o equivalente ao seu salário completo por mês, as pessoas que trabalharam durante um ano inteiro na mesma empresa. Contudo, quem trabalhou menos que isso recebe conforme os meses de serviço prestado.
Agora, acompanhe a fórmula para entender como calcular o valor do seu décimo terceiro. A cada mês que se trabalhou, a pessoa recebe até 1/12 do seu salário completo de dezembro.
O mais comum de acontecer é que as empresas dividam esse valor do benefício para depositar em duas parcelas. Sendo que a primeira chega integral sem nenhum desconto ao trabalhador. No entanto, na segunda parcelas esse valor pode diminuir conforme algumas tarifas impostas como de Imposto de Renda, INSS e a depender da empresa, as vezes também pelo FGTS. Consulte o site do abono salarial para identificar os impostos descontados do seu benefício.
A quantia que o INSS desconta no seu benefício depende de quanto é o valor total do seu salário por mês. Sendo assim;