Sábado, 27 de Abril de 2024

CNH Social | Descubra como fazer sua Inscrição

Publicidade

Basicamente, CNH Social nada mais é do que um programa que garante isenção das taxas do Detran e autoescola para tirar ou renovar a carteira de habilitação. Ou seja, uma excelente opção para quem não tem recursos financeiros e deseja realizar o sonho de conquistar a primeira carteira de motorista.
Publicidade

Sem dúvidas, o programa CNH Social ou CNH Popular garante vários benefícios para para a população brasileira. Sendo assim, vale deixar claro que as inscrições para participar do programa. Então, se deseja conquistar a sua CNH sem pagar por nada, não pode deixar de se atentar a todos os prazos.

Para te ajudar, vamos te deixar por dentro de tudo sobre o assunto logo a seguir. Continue lendo e saiba mais:

CNH Social

Mais detalhes sobre o Programa CNH Social:

No geral, grande parte das pessoas confundem a CNH Especial com a CNH Social. Dessa maneira, saiba que o CNH Especial trata-se de um programa criado para beneficiar o público que precisa de adaptações ou necessidades especiais. Além disso, trata-se de um programa do Governo Federal disponível para todo o Brasil. Contudo, já a CNH Social trata-se de um programa que não é oferecido em todos os estados brasileiros.

Requisitos para fazer parte do programa CNH Social 2023:

Antes de mais nada, saiba que para se inscrever no programa CNH Social no ano de 2023 vai precisar estar inscrito junto ao Cadastro Único. Vale ressaltar que apenas as pessoas inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal podem fazer parte desse programa. Veja a seguir outros requisitos que deve atender para fazer parte do programa:

  • O interessado em fazer parte do programa deve ter mais de 18 anos de idade; 
  • Necessário que o candidato saiba ler e escrever; 
  • Os candidatos não podem ser impedidos judicialmente e tirar a CNH; 
  • Ter concluído pelo menos o ensino fundamental;
  • Deve morar no estado que oferece o programa social.

Quais as vagas disponíveis no programa?

No total existem mais de 5 mil vagas para que os cidadãos possam conquistar a primeira carteira de habilitação sem que tenham que pagar por qualquer taxa.  Saiba ainda que o Detran de cada estado participante tem até 60 dias para publicar a lista dos candidatos aprovados para fazer parte do programa. A consulta do resultado final pode ser feita pelos candidatos através do site do Detran de seus respectivos estados.

Publicidade

Sobretudo, cerca de 60% das vagas disponíveis são destinadas para candidatos que desejam obter a primeira CNH na categoria A ou B. Além disso, 10% das vagas está disponíveis para adição da categoria A e B. Outros 10% estão disponíveis para quem tem interesse em alterar categorias C,D ou E. Por fim, 10% estão liberadas para CNH Definitiva e 10% para renovação da Carteira Nacional de Habilitação.

CNH com validade de até 10 anos:

Desde o mês de abril do ano de 2021, os condutores que fazem o processo de renovação da carteira de motorista tem até 10 anos de validade da CNH. Além disso, todos os exames para aptidão física e mental podem ser feitos direto da casa de cada condutor. No entanto, vale deixar claro que o prazo de validade pode variar de acordo com a idade de cada um dos condutores. Veja a seguir:

  • Condutores com até 50 anos de idade tem até 10 anos para renovar a CNH; 
  • Agora, os condutores com idade entre 50 á 70 anos tem até 50 anos para renovar o documento; 
  • Por fim, motoristas com idade superior a 70 anos tem apenas 3 anos para renovar o documento. 

De acordo com o CTB, motoristas a data ainda pode variar de acordo com penalidades cometidas pelos motoristas. Por isso, cabe a cada examinador que realiza os exames definir o prazo de validade disponível para o condutor.


Cnh Social

Como fazer a inscrição no Programa CNH Social?

A inscrição pode ser feita com muita facilidade e dentro de poucos minutos pela internet. Contudo, o interessado deve consultar se o programa está disponível no estado onde mora. Afinal, como falamos antes, nem todos os estados oferecem CNH Social.

Dessa forma, caso o programa esteja disponível em seu estado, vai ter apenas que entrar no site do Detran do seu estado e clicar na aba “CNH Social”, assim pode fazer sua inscrição dentro de poucos minutos.

Enfim, não perca mais tempo e faça sua inscrição para conquistar sua CNH gratuitamente. Espero ter lhe ajudado!

Compartilhe

Relacionados

Carteira Social CNH | Conheça e Aprenda a Fazer sua Inscrição Detran Carteira Social CNH | Conheça e Aprenda a Fazer sua Inscrição Sobretudo, a CNH Gratuita ou carteira social cnh trata-se de um programa desenvolvido para garantir que pessoas sem condições financeiras, tenham a chance de conquistar a carteira de...
Inscrição CNH Social – Descubra como Conseguir Detran Inscrição CNH Social – Descubra como Conseguir Inscrição CNH Social Em suma, esse programa de benefício social é intitulado a partir de leis estaduais. Desse modo, não é o Governo Federal quem cuida de gerir esse benefício...
Renavam Consulta -Tire Todas as Suas Dúvidas Detran Renavam Consulta -Tire Todas as Suas Dúvidas Basicamente, todas as pessoas que são proprietários de um veículo automotor já ouviram falar no Renavam. No entanto, existem muitas pessoas que ainda não sabem do que se trata. Por...
CNH Social | Saiba Como Conseguir Detran CNH Social | Saiba Como Conseguir A CNH Social trata-se de um programa criado para beneficiar cidadãos de baixa renda para que conquistem a habilitação gratuitamente. Mas, vale deixar claro que não é um programa do...
© 2024 Pitbr. Todos os direitos reservados
Termos de Uso Política de Privacidade Disclaimer Contato PUSH NAVE LTDA - CNPJ:46.225.578/0001-47 - Brazil

DISCLAIMER: O PitBr é um site com conteúdos para fins informativos, com único objetivo de esclarecer dúvidas dos leitores. Sendo assim, o PitBr não se responsabiliza por análises, liberações ou aprovações de benefícios sociais, produtos financeiro ou qualquer tipo de aplicativo. 

Vale esclarecer que ao longo do tempo os conteúdos informativos presentes no site PitBr podem sofrer alterações. Portanto, o site pode ficar desatualizado rapidamente. Então, o PitBr não garante que os conteúdos presentes estejam sempre atualizados aos leitores. 

Em nenhum tipo de situação o PitBr realiza pedidos de dados pessoais a seus leitores e não faz cobranças. Nesse sentido, qualquer dúvida ou problema indicamos que entre em contato com a equipe do PitBr!