Basicamente, para que consiga se prevenir de ter o celular clonado e saber o que pode fazer caso isso aconteça, saiba que é essencial conhecer os métodos de clonagem de celular que são comumente usados. Antes de tudo, saiba que a clonagem de um aparelho celular tem vários objetivos, por exemplo a espionagem a distância. No entanto, trata-se de um método muito usado por golpistas para ter acesso a senhas financeiras e uso indevido de dados.
Sem dúvidas, ninguém deseja passar por esse tipo de situação. Por isso é muito importante saber como se defender para evitar ter um celular clonado e não se tornar vítima de golpes. No post a seguir iremos te mostrar tudo sobre o assunto e te mostrar como pode identificar a clonagem e o que deve fazer nesse tipo de situação. Continue lendo e saiba mais:
Sobretudo, assim como mencionamos antes a clonagem de celular ocorre de várias formas. No entanto, em grande parte das vezes todo o processo de clonagem acontece pelo Chip (SIM SWAP) ou pelo IMEI. Contudo, também é muito comum ver aplicativos espiões que clonam o smartphone. Dessa maneira, existem várias formas de ter o seu aparelho clonado, por isso deve estar atento a todos os detalhes para que evite passar por esse tipo de situação. Além disso, indicamos principalmente cautela com os aplicativos que instala em seu aparelho. Afinal, existem muitas plataformas que podem clonar seu celular e fazer com que caia em golpes financeiros ou até mesmo piores.
No geral, não existe uma técnica exclusiva que pode usar para descobrir se o seu celular está clonado. No entanto, saiba que o seu aparelho vai dar alguns indícios de que se tornou uma vítima da clonagem. Por exemplo, em casos em que o Chip está clonado, o seu celular vai ficar sem sinal, mesmo que esteja em uma área com cobertura de sua operadora telefônica.
Existem também sinais de uma clonagem do IMEI, nesse caso o celular fica com dificuldades de completar chamadas, quedas frequentes de ligação, chamadas constantes de números desconhecidos, créditos que acabam muito rápido. Enfim, os aplicativos também podem dar um indício de que está sendo clonado. Contudo, costumam ser mais difíceis de serem descobertos, pelo fato de serem ocultados muitas vezes pelo sistema. Por isso, indicamos que veja todos os aplicativos instalados em seu aparelho e desinstale todos os suspeitos.
Cada tipo de clonagem exige uma medida para que consiga reverter os efeitos. Ou seja, caso seu Chip está sendo clonado, o melhor a se fazer é avisar a operadora e registrar um boletim de ocorrência. Logo depois, vai ter que entrar em contato com o serviço de atendimento da instituição financeira, para que recupere todos seus acessos, troque senhas e+ até faça bloqueios caso seja necessário. Agora, caso o IMEI do seu aparelho esteja clonado, a ANATEL indica que faça o bloqueio da linha junto a operadora de telefonia. Por fim, já em aplicativos, tudo que vai precisar é desinstalar os programas.
Por fim, agora que já sabe tudo sobre como evitar ter o celular clonado. Então, não perca tempo e use nossas dicas para evitar cair em golpes em seu celular. Até a próxima!