A princípio, o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) em sua versão digital possui todos os dados e informações essenciais que sua versão impressa. Bem como, serve do mesmo modo para validar de forma jurídica que o físico faz.
Sobretudo, esse é um documento digital que apenas o dono do veículo tem acesso e isso ocorre somente depois que o valor do mesmo é totalmente licenciado. Para quem ainda não era informado quanto a isso, o órgão responsável pela expedição desse documento é o Detran (Departamento de Trânsito de Jurisdição do Veículo) no estado.
Acima de tudo, se você tem alguma ressalva quanto ao CRLV Digital não funcionar em algum momento por ser um serviço online, não se preocupe. Isso porque você apenas precisa de um aparelho móvel em mãos, pois mesmo sem internet é possível verificar o seu documento.
No entanto, é muito importante que a pessoa fique atenta as questões técnicas do seu aparelho celular. Já que pode acontecer de ele estragar ou ainda apenas descarregar. Contudo, em ambos os casos será considerado que o motorista está sem o porte do seu documento. Porém, você pode evitar qualquer transtorno ao imprimir na versão física seu CRLV. Dois modos diferentes de ter em mãos seu documento é uma boa precaução para evitar problemas jurídicos.
Antes de mais nada, para obter seu documento CRLV para quem está com o o carro no nome de uma pessoa jurídica o processo é um pouco diferente. A pessoa deve em primeiro lugar, acessar o site do Denatran e encontrar na aba serviços a opção “Meu Veículos”.
Para conseguir concluir esse processo simples a pessoa deve apresentar seu Certificado Digital ICP – Brasil com emissão no nome da pessoa jurídica que deve ser a dona do veículo.
Em suma, para quem possui registro como pessoa física comum, o processo acaba se tornando um pouco mais simples. Isso porque é possível obter um App em seu smartphone apenas para essa função, o CDT. É essencial que a pessoa apresente seu Código de Segurança do CRVL e seu número de Renavam.