Para te ajudar, vamos te deixar por dentro de tudo sobre o assunto logo a seguir. Continue lendo e saiba mais:
No geral, grande parte das pessoas confundem a CNH Especial com a CNH Social. Dessa maneira, saiba que o CNH Especial trata-se de um programa criado para beneficiar o público que precisa de adaptações ou necessidades especiais. Além disso, trata-se de um programa do Governo Federal disponível para todo o Brasil. Contudo, já a CNH Social trata-se de um programa que não é oferecido em todos os estados brasileiros.
Antes de mais nada, saiba que para se inscrever no programa CNH Social no ano de 2023 vai precisar estar inscrito junto ao Cadastro Único. Vale ressaltar que apenas as pessoas inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal podem fazer parte desse programa. Veja a seguir outros requisitos que deve atender para fazer parte do programa:
No total existem mais de 5 mil vagas para que os cidadãos possam conquistar a primeira carteira de habilitação sem que tenham que pagar por qualquer taxa. Saiba ainda que o Detran de cada estado participante tem até 60 dias para publicar a lista dos candidatos aprovados para fazer parte do programa. A consulta do resultado final pode ser feita pelos candidatos através do site do Detran de seus respectivos estados.
Desde o mês de abril do ano de 2021, os condutores que fazem o processo de renovação da carteira de motorista tem até 10 anos de validade da CNH. Além disso, todos os exames para aptidão física e mental podem ser feitos direto da casa de cada condutor. No entanto, vale deixar claro que o prazo de validade pode variar de acordo com a idade de cada um dos condutores. Veja a seguir:
De acordo com o CTB, motoristas a data ainda pode variar de acordo com penalidades cometidas pelos motoristas. Por isso, cabe a cada examinador que realiza os exames definir o prazo de validade disponível para o condutor.
A inscrição pode ser feita com muita facilidade e dentro de poucos minutos pela internet. Contudo, o interessado deve consultar se o programa está disponível no estado onde mora. Afinal, como falamos antes, nem todos os estados oferecem CNH Social.
Dessa forma, caso o programa esteja disponível em seu estado, vai ter apenas que entrar no site do Detran do seu estado e clicar na aba “CNH Social”, assim pode fazer sua inscrição dentro de poucos minutos.
Enfim, não perca mais tempo e faça sua inscrição para conquistar sua CNH gratuitamente. Espero ter lhe ajudado!