Consultar CPF - Descubra como Verificar Restrições

Publicidade

Sem dúvidas, ninguém gostar de ficar com restrições no nome. Contudo, trata-se de uma triste realidade que se tornou comum para muitos brasileiros. De acordo com os dados de uma pesquisa feito pelo Serasa em março de 2021, cerca de mais de 62 milhões de brasileiros estão com o nome sujo. Por isso, consultar o CPF para saber se existem restrições em seu nome se tornou algo essencial.
Publicidade

Mas, muita gente tem dúvidas sobre como realizar esse processo. Então, a seguir iremos te deixar por dentro de tudo para que aprenda a consultar as restrições em seu CPF em poucos cliques e sem que tenha que lidar com qualquer burocracia. Leia e saiba de tudo sobre:

Consultar CPF -Descubra como Verificar Restrições

Consultar CPF – O que significa estar com restrições no nome?

É bem possível que você já tem ouvido falar na expressão “nome sujo“ “negativado“ e outros nomes que são dados para uma pessoa que é considerada como inadimplente sendo assim, está com nome sujo significa que o consumidor está com seu CPF incluído na base de banco de dados de órgãos de proteção ao crédito.

Por exemplo, Serasa, SPC e Boa Vista. Vale ressaltar que existem inúmeros motivos que podem levar uma pessoa a se tornar inadimplente. Porém, em grande parte das vezes isso ocorre pelo fato do consumidor não conseguir arcar com as suas dívidas de longo prazo. Ou seja, financiamentos, cartões de crédito, empréstimos e outros.

Publicidade

Assim, o valor que pode inicialmente ser considerado pequeno, pode aumentar com acréscimo de juros de instituições financeiras fazendo com que tudo vira uma bola de neve. Portanto, consultar o CPF trata-se de algo essencial para o consumidor que deseja estar atento sobre as possíveis restrições que pode ter em seu nome.

Como consultar as restrições do meu CPF gratuitamente?

Saiba que pode fazer a consulta das restrições em seu nome pela internet, sem que precise pagar por por nenhuma tarifa. Isso porque, pode fazer a consulta por meio dos canais digitais do Serasa. Veja a seguir como fazer todo o processo:

  • Primeiro, vai ter que acessar ao site ou app do Serasa Consumidor; 
  • Logo em seguida, vai ter que fazer um cadastro com o seu CPF nos campos indicados; 
  • Crie uma senha e confirme o seu e-mail; 
  • Feito isso, faça o seu login e depois clique em “pendências”; 
  • Agora, vai ter acesso a todas as informações sobre o seu CPF , bem como restrições e histórico de dívidas; 
  • Saiba que nesse campo vai ter acesso aos valores originais, datas de vencimento, prazos e muito mais.

Vale ressaltar que ao consultar o seu CPF junto ao Serasa, ainda vai ter a opção de usar os recursos do Serasa Limpa Nome, caso tenha restrições. Isso porque, a plataforma permite que quite suas dívidas com descontos de até 80%. Sem falar que ainda pode contar com outros serviços da plataforma para que liquide seus débitos e aumente seu score de crédito com facilidade.

Como fazer a consulta do nome no Boa Vista?

O Boa Vista está presente no mercado nacional há mais de 60 anos. Por meio de sua plataforma digital o consumidor consegue fazer consultas do seu CPF grátis. Assim, pode verificar todas as dívidas em aberto. No entanto, saiba que para isso, vai ter que acessar ao site ou app do Boa Vista e fazer um cadastro com senha. Não se esqueça que a plataforma exige alguns de seus documentos pessoais para que realize todo o processo. Além disso, o portal do Boa Vista ainda vai um levantamento de cheques e também de protestos em seu nome.

Consultar CPF no SPC Brasil -O passo a passo:

Por meio do portal oficial do SPC Brasil você também consegue fazer a consulta do seu CPF pela internet. Assim, você pode ter acesso a todas as suas dívidas em aberto caso esteja com seu nome sujo. Porém, para que você tenha acesso a esse serviço vai precisar realizar um pagamento de uma taxa fixa de R$9,90.

Além disso, a consulta pode ser feita pelo site ou app do SPC Brasil. Sobretudo, ainda que trata-se de um serviço pago, saiba que essa consulta é mais completa em relação às versões gratuitas. Por isso você vai ter acesso a todos os dados cadastrais, endereço, telefones, possíveis negociações além de vários outros tipos de dados relevantes.

Consultar CPF -Descubra como Verificar Restrições

CPF com restrições -O que devo fazer? 

Se você descobriu que está com nome sujo e com restrições em seu CPF, saiba que tem duas opções. Primeiro, você precisa liquidar a sua dívida junto a instituição financeira credora. Ao realizar esse processo o seu nome vai ser retirado dos órgãos de proteção ao crédito dentro de cinco dias.

Publicidade

Contudo, você também tem a opção de deixar a dívida prescrever. No entanto, nesse caso o seu nome vai ficar com restrições dentro do prazo de cinco anos. Saiba que isso não é algo muito atrativo para o consumidor, já que pode atrapalhar as suas finanças.

Também pelo fato de ter dificuldade na hora de contratar empréstimos, cartões de crédito, consórcio, financiamento e outros produtos de crédito. Então, a nossa dica é que você busque quitar ou negociar a sua dívida em aberto caso tenha descoberto que o seu nome está sujo.

© 2022 - Todos os direitos reservados.