Ainda que muita gente não saiba dessa possibilidade, hoje em dia o trabalhador que recebe FGTS pode usar o fundo como garantia de pagamento para contratar um empréstimo. Isso porque, no ano de 2020 o Governo Federal permitiu que o FGTS seja usado como garantia de pagamento por parcelas de linha de crédito.
Vale lembrar que essa possibilidade surgiu no mercado graças a uma iniciativa da Caixa Econômica e o Ministério do Trabalho. Sendo assim, com essa linha de crédito o trabalhador pode conseguir o dinheiro que precisa, para lidar com qualquer imprevisto. E ainda pode realizar o pagamento com juros baixos, prazos de pagamento flexíveis e várias condições especiais.
No geral, essa oferta de empréstimo permite que o trabalhador use o saldo disponível no FGTS como garantia de pagamento para adesão de empréstimos. Não e esqueça que grande parte dos trabalhadores tem acesso ao saldo do FGTS apenas em casos de demissão sem justa causa, na aquisição de imóvel próprio e outros tipos de situações. Mas, agora, também pode ter acesso ao saldo do seu fundo de garantia por meio do empréstimo FGTS. Ou seja, uma opção bastante atrativa para que obtenha dinheiro com facilidade.
Basicamente, existem algumas regras para concessão do empréstimo FGTS para os trabalhadores. Dessa forma, essas regras podem interferir direto nas taxas de juros e prazos aplicados sobre a linha de crédito. Portanto, as taxas de juros estão disponíveis de modo personalizado para cada cliente e podem variar de acordo com a instituição financeira que tem interesse em contratar. Contudo, costumam ser aplicadas a partir de 0,95% a.m. Os prazos também podem variar, mas estão disponíveis entre 03 á 12 meses para que liquide a sua dívida.
Antes de mais nada, vai ter que aderir ao saque aniversário, modalidade que permite que faça o pedido do seu empréstimo usando o saldo do fundo de garantia. Saiba ainda, que é exigido que tenha saldo em contas ativas ou inativas para usar como garantia na adesão desse tipo de empréstimo.
Algumas instituições financeiras podem exigir que tenha uma conta junto ao banco para fazer seu pedido. Por fim, ainda existe a exigência que tenha mais de 18 anos de idade para que faça o pedido do seu empréstimo usando o FGTS como garantia de pagamento.
Existem vários bancos e financeiras onde pode usar o seu FGTS para realizar o pedido de um empréstimo. Por exemplo, Caixa Econômica, Banco do Brasil e o Banco Pan. Então, se quiser fazer o pedido desse tipo de crédito, basta entrar nos canais de atendimento de uma das instituições para fazer o pedido do seu empréstimo.