Sobretudo, com a chegada do novo governo na presidência, há algumas mudanças que podem acontecer. Dentre elas, podemos destacar a reinserção do programa de benefício as famílias de baixa renda, Bolsa Família. Contudo, para ter acesso ao saque do auxílio é preciso obter um cadastro junto ao Meu NIS (Número de Inscrição Social). Assim, conforme o registro que as famílias obtém pelo Cadastro Único se pode acessar o NIS de cada pessoa.
Ainda mais, se sua família ainda não possui registro no sistema do CadÚnico e não conhece como funciona, ele é bem simples de se obter. Em geral, ele é oferecido a partir do Governo Federal e junta dados quanto a toda a população no Brasil que se encontra em estado vulnerável e com baixa renda. Logo, com essas informações o governo consegue direcionar quanto a quais programas sociais cada família se adequa, inclusive o Bolsa Família.
A princípio, quem se enquadrar em todas as exigências feitas para receber o benefício pode cadastrar com facilidade. Assim, o processo é bem simples mas um ponto a ressaltar que a pessoa não pode esquecer é a sua inscrição no sistema CadÚnico. Por outro lado, aquelas famílias onde já há a inscrição no CadÚnico, o que se pede é apenas para que essas pessoas atualizem seus dados.
Logo, quem criou um novo registro no NIS ou ainda quem atualizou os dados de sua inscrição pode ter seu código ativo. Vale lembrar, que todas as pessoas da família devem ter seu próprio número de registro no programa. Além disso é essencial que haja um responsável por cada família para cuidar dos números de outros integrantes.
Em suma, como já foi dito nos tópicos anteriores o NIS é um código relativo àqueles que estão inclusos no Cadastro Único. Ainda mais, é a partir desse mesmo numero que o governo consegue organizar o repasse por meio do calendário. Dessa forma, as quantias vão sendo depositadas todo mês nos últimos 10 dias de cada. Para saber quando cada pessoa vai receber basta consultar seu Número de Identificação Social.
Logo, se sua família já se adequa a todas as exigências para poder obter o benefício do Bolsa Família, basta ir até uma unidade do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) mais perto de você. Não se preocupe pois é normal ter diversas unidades do CRAS espalhadas em toda a cidade, isso porque eles buscam acolher o máximo de pessoas no benefício. Também é possível consultar o benefício se você já é cadastro ao entrar no site do Bolsa Família. No CadÚnico você pode realizar sua inscrição a partir de tais critérios: