A partir de 2025, as novas regras para o saque do FGTS trazem, assim, algumas mudanças importantes de acordo com a nova regulamentação. Portanto, todos os trabalhadores que têm saldo no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) têm o direito de sacar em certas situações específicas. Entre essas situações estão, por exemplo, a demissão sem justa causa, a aposentadoria e a aquisição de imóvel residencial. Se você tem saldo no FGTS, preste, então, atenção às condições para evitar perder a oportunidade.
Outra novidade é a possibilidade de saque no caso de doença grave do trabalhador ou de seus dependentes. Isso se aplica, por exemplo, a doenças graves como câncer, AIDS e outras listadas pelo governo. Além disso, em caso de desastre natural, como enchentes, que tenha atingido a residência do trabalhador, também será permitido o saque. Assim, o governo busca, portanto, flexibilizar o uso do FGTS para ajudar em situações de emergência.
Realizar o saque do FGTS em 2025 ficou mais fácil com as novas formas de acesso. Em primeiro lugar, para sacar o FGTS, o trabalhador pode utilizar o aplicativo oficial ‘FGTS’, onde, além disso, pode verificar o saldo disponível e solicitar o saque. Assim sendo, é importante manter o cadastro atualizado para que, desse modo, todas as informações estejam corretas e o processo seja concluído sem problemas.
Por outro lado, o saque também pode ser feito em agências da Caixa Econômica Federal, onde, nesse caso, o trabalhador precisa apresentar documentos como a carteira de identidade, carteira de trabalho e comprovante de residência. Além disso, em caso de saque por doenças graves, é necessário apresentar o laudo médico com a comprovação da doença. Com essas opções, o governo busca, então, facilitar o acesso ao saldo, garantindo que, assim, mais pessoas possam usar o fundo em momentos que realmente precisam.