Sobretudo, esse é um processo muito importante e que todos devem realizar com uma certa frequência. Isso porque a consulta da situação em que seu CPF se encontra na Receita Federal faz toda a diferença na hora de evitar qualquer tipo de problema no seu nome e registro.
A princípio, não é comum que fraudes apareçam com sempre no registro das pessoas. No entanto, não é impossível, e é por meio da consulta que você descobre e investiga para evitar qualquer tipo de movimento indevido no seu nome.
Outra função que a consulta de CPF oferece é de com a emissão do comprovante, obter um documento em mãos que possa provar que seu nome e registro se mantém regular. Bem como, são os extratos de cada consulta no CPF emitidos que servem como prova física da situação cadastral em que se encontra seu CPF. Abaixo você pode conferir informações quanto as pessoas liberadas para realizar essa consulta e ainda o passo a passo para começar agora mesmo investigar seu nome. Acompanhe:
No entanto, há alguns sistemas de consulta do Portal e-CAC que precisam do certificado digital para conseguir o acesso.
Em suma, é comum que esse processo dure apenas alguns segundos, já que a resposta quanto ao que você procura é obtida de forma imediata. Por outro lado, caso você encontre qualquer tipo de situação cadastral irregular no seu CPF irá aparecer no extrato da seguinte forma “Pendente de Regularização”. Então, você deve investigar para descobrir mais informações sobre essas pendências.
Assim que você descobrir os motivos de seu status estar irregular, deve então resolver os problemas e enviar uma declaração onde conste a situação correta. Dessa forma, seu número de CPF vai voltar a estar em um status “Regular”. Para realizar esse processo de regularizar, você pode entrar no site do eCAC e em algum momento conseguir restaurar a situação cadastral do seu nome.