A Justiça tem liberado atrasados do INSS de até 60 salários mínimos para aqueles que têm direito a recebê-los. Antes de tudo, é importante entender que o INSS é o Instituto Nacional do Seguro Social, responsável por garantir a segurança social dos trabalhadores brasileiros. A princípio, o INSS é responsável por garantir a aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte, salário-maternidade, entre outros benefícios.
Contudo, por meio de uma ação judicial alguns beneficiários tem direito a receber até 60 salários mínimos. Dessa maneira, muita gente tem dúvidas, sobre quem tem direito a receber esses pagamentos que estão atrasados. Por isso, a seguir iremos te mostrar tudo sobre o assunto. Acompanhe até o final e saiba mais:
De acordo com a lei, aqueles que têm direito a receber os atrasados do INSS são aqueles que têm direito aos benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte, salário-maternidade, entre outros. Além disso, é importante destacar que os atrasados são pagos desde o momento em que o benefício foi solicitado até a data de pagamento. Por exemplo, se o benefício havia sido solicitado em janeiro de 2020 e o pagamento realizado em julho de 2020. Os valor em atrasos ficam disponíveis desde janeiro até julho.
Ao mesmo tempo, vale deixar que os atrasados tem pagamentos feitos de acordo com o valor do salário mínimo vigente na data da solicitação do benefício. Por exemplo, se o salário mínimo vigente na data da solicitação do benefício estava em R$ 1.320,00, os atrasados pagos ao beneficiário vai ter esse valor. Em outras palavras, aqueles que têm direito a receber os atrasados do INSS de até 60 salários mínimos liberados pela Justiça devem entrar em contato com o INSS para solicitar o pagamento dos atrasados.
Vale destacar que aqueles que têm direito a receber os atrasados do INSS de até 60 salários mínimos liberados pela Justiça devem entrar em contato com o INSS para solicitar o pagamento dos atrasados o quanto antes. Assim, podem evitar ter a chance de ficar sem receber os valores que estão em atraso. Desse modo, aqueles que têm direito a receber os atrasados do INSS de até 60 salários mínimos liberados pela Justiça terão direito a receber um valor equivalente a 60 vezes o salário mínimo vigente na data da solicitação do benefício.
Ao solicitar o pagamento dos atrasados, é importante lembrar que é necessário apresentar os documentos necessários para comprovar o direito ao benefício. Por exemplo, é necessário apresentar a carteira de trabalho, o comprovante de renda, o comprovante de endereço, entre outros documentos. Além disso, é importante destacar que é necessário preencher um formulário específico para solicitar o pagamento dos atrasados.
Em suma, aqueles que têm direito a receber os atrasados do INSS de até 60 salários mínimos liberados pela Justiça. Sendo assim devem entrar em contato com o INSS para solicitar o pagamento dos atrasados. Saiba que pode acessar o site ou app do MEU INSS para fazer todo o processo. Além disso, é importante lembrar que é necessário apresentar os documentos necessários para comprovar o direito ao benefício e preencher um formulário específico para solicitar o pagamento dos atrasados. Por fim, vale destacar que o pagamento dos atrasados ocorre de acordo com o valor do salário mínimo vigente na data da solicitação do benefício.